quinta-feira, 19 de junho de 2008

Erva-cidreira


É muito confundida com o capim-limão, pois possuem propriedades similares. Originário do sul da Europa, e conhecida em Portugal como limonete.

Indicações: acção calmante, anti-térmico, regulador da menstruação, analgésico, digestivo. Usada em forma de chá.

Cosmética: utilizada em forma de banhos de vapor para cicatrizar acnes do rosto, em banhos e loções para pele oleosa.
O chá apresenta resultados nas afecções gástricas, problemas de nervos, câimbras intestinais, desmaios, debilidade orgânica, reumatismo, dores de cabeça, epilepsia, enxaqueca, histerismo, espasmos, má circulação do sangue, palpitação do coração, constipações, tosses, inflamação dos olhos. É calmante do sono em geral.

Medicinal: o óleo essencial é capaz de actuar como dissolvente de congestões e como analgésico, sendo os seus efeitos muito semelhantes aos do óleo da hortelã-pimenta. A erva-cidreira é muito própria para mulheres e crianças delicadas e débeis. O óleo e a essência de erva-cidreira, empregados exteriormente, amortecem as dores de dentes, dos ouvidos e da cabeça, assim como as enxaquecas.
Para uso interno, 20g de folhas tomadas em infusão diariamente acalmam os estados nevrálgicos e traumáticos, os estados gastrintestinais semelhantes a cólicas e são um calmante para os vómitos nervosos das mulheres grávidas. Especialmente nas mulheres e nas jovens anémicas, a erva-cidreira quase sempre influi favoravelmente nos períodos débeis e dolorosos.

A sua eficácia deve atribuir-se à maior irrigação dos pequenos órgãos da pélvis. O efeito calmante e soporífero desta planta nos nervos e no cérebro e a considerável eficácia como anti-espasmódico e como reconstituinte do aparelho gastrointestinal, e do coração, dão à erva-cidreira um lugar importante como planta medicinal.

Sem comentários: