O óleo alimentar que não é útil para si pode ser tratado e ser utilizado de novo. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.
Porquê?Quando são lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento. Quando os óleos são lançados nos rios, a água fica contaminada, levando até ao mar gorduras muito nocivas para os ecossistemas marinhos e dos rios.
Simples gestos fazem a diferença
Ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de dióxido de carbono (Co2), que contribui para o aumento do aquecimento global. Com um simples gesto de cada um, podemos poupar os recursos e aumentar a nossa qualidade de vida.
Troca por Óleo usado
A partir de 1 de Dezembro, poderá entregar o seu óleo usado em garrafas ou garrafões de vidro ou plástico devidamente selados na Junta de Freguesia. Ao fazê-lo, e por cada litro entregue, receberá uma surpresa.
1 comentário:
Hora até k em fim vejo a nossa Terra a dar um bom exemplo a todas as outras, já agora ñ são só os oleos alimentares k fazem mal, e os outros óleos?? E os outros tipos de lixo? Existem locais próprios para eles?
É um dos temas em que o nosso Pais erra porque quer exigir o cumprimento das leis por parte das pessoas, mas ñ lhe dá condições para que elas possam cumprir.......
Acerca dos óleos os meus parabens para quem teve a ideia e a executou..
Enviar um comentário