terça-feira, 6 de maio de 2008

Entrevista ao nosso conterrâneo Manuel Baião

Ao pesquisar na Internet, encontrei uma entrevista do Jornal “O Mirante”ao nosso conterrâneo, Manuel Baião, de 45 anos, empregado de restauração no Clube Taurino Vilafranquense (Vila Franca)

"Estou a compilar um pequeno livro das mentiras que se diz ou se lê no clube taurino e que vai estar em vigor até 1 de Abril, dia nacional consagrado à peta. Vai inclusivamente ser nomeado um júri para o efeito. Quem disser a maior mentira recebe um troféu".

O Colete Encarnado está à porta. Como vai encarar esta festa, que goza de grande tradição em Vila Franca de Xira?
Sou aficionado, mas devido à actividade profissional que exerço no Clube Taurino Vilafranquense, vou participar no Colete Encarnado de modo diferente. Recebo as pessoas de fora e os vila-franquense da melhor maneira possível de modo a que se sentirem integrados na grande festa que é o Colete Encarnado. Promovo os tradicionais pratos e petiscos.

O que é que se come no Colete Encarnado?
Vai desde as moelas e pipis, até à lamejinha e camarão do rio, entre outros. Passamos também tauromaquia na televisão, inclusivamente corridas de Espanha. Este ano temos a sorte de ser transmitida em directo e via sinal digital a Feira de Pamplona, Espanha, evento que coincide com o Colete Encarnado.

Que opinião tem do Colete Encarnado?
O Colete Encarnado é uma festa tradicional com muita aficion e empenho de todas as tertúlias vila-franquenses a que se acresce os apoios da junta de freguesia e da câmara de Vila Franca de Xira, respectivamente. É uma festa cujas esperas de toiros estão dirigidas para a população e visitantes da cidade.

Vive-se bem em Vila Franca de Xira?
Ando à vontade nas ruas a qualquer hora do dia. Sinto-me bem, em segurança e nunca fui incomodado. Noto que se assiste a melhoramentos nas ruas da cidade. Criam-se novos equipamentos, tais como o Passeio Ribeirinho e o Museu do Neo-realismo, embora neste último caso esteja um pouco céptico quanto à obra exterior. Vou aguardar com expectativa pela inauguração do museu para ver o que existe no seu interior.

O que destaca social e culturalmente na cidade e no concelho?
Há muitas actividades promovidas pelo município, dirigidas à terceira idade e aos jovens, que por vezes são pouco participadas. Deve existir uma melhor divulgação das iniciativas e uma maior consciencialização cívica das para uma efectiva participação nos referidos eventos.

Gosta de viajar?
Vou essencialmente para o Baixo Alentejo e Espanha. Vou com frequência à minha terra, Santo Amador, concelho de Moura, a Barrancos, Granja e Aldeia da Luz. São zonas muito bonitas e que recomendo uma visita. Em Espanha gosto de ir a Madrid e a Sevilha beber umas cervejas e ver umas corridas de toiros.

Os amigos são importantes?
Preenchem sem dúvida uma importante parte da minha vida. Convivo diariamente com muitas pessoas e tenho a sorte de ter um grupo de amigos dedicados e que por vezes me ajudam inclusivamente na minha actividade profissional.

Conte uma história engraçada que tenha com os seus amigos?
Estou a compilar um pequeno livro das mentiras que se diz ou se lê no clube taurino e que vai estar em vigor até 1 de Abril, dia nacional consagrado à peta. Vai inclusivamente ser nomeado um júri para o efeito. Quem disser a maior mentira recebe um troféu.

Qual o seu maior sonho?
Seria, certamente, a existência de um mundo melhor. Um mundo em que os presidentes das super potências não se aproveitassem dos países economicamente mais desfavorecidos para obterem dividendos fabulosos, muitas das vezes à custa de vidas humanas.

Para ver a entrevista original e a foto do Sr. Manuel Baião...

Sem comentários: