
Não com o intuito de passar uma mensagem religiosa, porque isso é trabalho da Igreja Católica, nem defender quem é o padroeiro da nossa freguesia, em virtude de haver defensores do Santo Amador e do Santo Evaristo, surge esta mensagem apenas com o intuito de informar, porque a maioria não sabe quem foram os tais santos.
Numa pesquisa na Wikipédia, encontrámos dados relativos ao Santo Evaristo que iremos transcrever, mas podem ser consultados em http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Evaristo.
“Evaristo, santo da igreja católica, foi o quinto papa entre 98 e 107 (datas aproximadas). Nascido em Tuscia, na Ásia Menor (ou em Belém, Palestina), sucedeu a Clemente I (88-97).Pensa-se que Evaristo era filho de um judeu-cristão da cidade de Belém, que emigrou para Antioquia por volta do ano 15. O seu nome original era Aristus e mais informações a seu respeito são muito incertas. Fez três ordenações criando 17 sacerdotes, 9 diáconos e 15 bispos, destinados a diferentes igrejas. Pode ter sido martirizado, mas as informações quanto ao seu martírio não são claras, não há documentos para afirmar concretamente se este facto se trata de propaganda ou não. Evaristo morreu em Roma e foi sucedido por São Alexandre I (107-115). O seu dia é comemorado a 26 de Outubro. É descrito por seus contemporâneos como homem de grande fé em Cristo, colossal ânimo missionário e grande administrador.”
Relativamente ao Santo Amador, apenas temos uma carta enviada pelo Sr. Francisco Guerreiro à Guardia Civil de Martos (Jaén – Espanha), certifica a origem deste santo nessa cidade espanhola, que o adoptou como seu santo padroeiro.
Iremos colocar a carta mais tarde no blog…
Sem comentários:
Enviar um comentário